Onde provar o vinho preferido de Michelangelo?

Você sabia que Michelangelo era um grande apreciador de vinhos e tinha um favorito?

O Vernaccia di San Gimignano, um elegante vinho branco da Toscana, era o favorito desse mestre das artes e, até hoje, mantém-se como o vinho branco mais icônico da região.

 

Vernaccia di San Gimignano: o icônico vinho branco da Toscana

 

 

Produzido em San Gimignano, na Toscana, o Vernaccia é um vinho branco produzido pela uva de mesmo nome, e tem origem no século XIII, sendo um dos primeiros vinhos italianos a receber a classificação de DOC (Denominação de Origem Controlada).

O Vernaccia é um vinho branco único muito complexo com características marcantes. Possui acidez vibrante, o que o faz ter um sabor refrescante, mas ao mesmo tempo é encorpado e dá uma sensação de cremosidade. Possui notas florais, mas provando um bom Vernaccia mais envelhecido, você vai experimentar também notas de mel e nozes.

Sua cor sempre chama muita atenção: pode variar entre amarelho palha e dourado com reflexos esverdeados, o que dá a impressão de ser furta-cor.

 

 

onde provar o vernaccia di san gimignano?

Infelizmente, muito dificilmente você encontrará um bom Vernaccia fora da Toscana. E se encontrar, será por preços exorbitantes. Então primeiramente, viaje para a Toscana!

 

 

Como o próprio nome indica, San Gimignano é a cidade da Toscana onde você encontrará a maior variedade de Vernaccia. No entanto, tenha cuidado! Em cidades tão famosas, é fácil acabar em um bar de vinhos ou em uma degustação que oferece Vernaccia de qualidade inferior. Embora esses mais baratos possam não ser ruins, já que você está na terra de vinhos tão icônicos, o ideal é optar por uma versão de alta qualidade, que muitas vezes não apresenta uma grande diferença de preço, certo?

 

 

Recomendamos sempre visitar bares de vinhos de qualidade, que oferecem seleções bem escolhidas, ou vinícolas especializadas na produção de Vernaccia na região de Siena. Além disso, as vinícolas da região de Chianti também disponibilizam excelentes opções.

Veja aqui sobre o nosso roteiro na Toscana onde você visitará as melhores vinícolas.

 

 

por que um vinho branco na toscana?

 

 

Você provavelmente já ouviu falar de vinhos toscanos famosos, e todos eles provavelmente são tintos, como o Chianti e o Brunello de Montalcino. Também é verdade que é uma viagem que remete a comida quentinha e vinhos tintos. Então por que a fascinação pelo Vernaccia?

A verdade é que na Idade Média, o que não podia faltar na mesa de nobres e aristocratas era o vinho branco. Por ter o processo de vinificação mais demorado e complexo, o vinho branco era o preferido da nobreza, enquanto o tinto também estava presente na mesa dos plebeus.

Com o passar do tempo, os vinhos tintos ganharam destaque e se tornaram os protagonistas nas mesas e adegas da Toscana. No entanto, o Vernaccia, famoso por sua longevidade, continuou a se destacar. Resistindo às mudanças de moda e tendências, este vinho branco manteve sua reputação intacta através dos séculos. Sempre aclamado pelos apreciadores, o Vernaccia é um símbolo de tradição, antiguidade e nobreza, reconhecido não apenas pela sua história, mas também pela sua qualidade consistente e atemporal.

Essa persistência em meio ao domínio dos tintos faz do Vernaccia uma verdadeira joia da viticultura toscana, valorizada tanto pela sua rica herança quanto pelo seu sabor único que transcende épocas.

 

 

michelangelo e dante

Quando pensamos nas grandes figuras de Michelangelo e Dante Alighieri, lembramos de suas magníficas contribuições para a arte e a literatura. Mas o Vernaccia di San Gimignano também os conecta.

Além de registros históricos que citam o amor de Michelangelo pelo Vernaccia, em sua obra poética, L’Aiole, ele aclama o vinho descrevendo sobre suas características sensoriais.

Dante, em sua obra mais famosa, Divina Comédia, faz referência ao Vernaccia no Canto XX do “Purgatorio” como exemplo de prazeres humanos.

Esses registros não apenas refletem a apreciação pessoal desses artistas pelo vinho, mas também destacam a importância cultural e social do vinho na Renascença. O Vernaccia, como símbolo de prazer e convivência, permeia a literatura da época, mostrando como a bebida estava entrelaçada com a vida cotidiana e as experiências estéticas dos artistas.

 

Quer saber mais sobre vinhos no geral? Veja aqui nosso guia para iniciantes!

Planeje conosco sua viagem fazendo um Guia Gatronômico e/ou Roteiro personalizado onde você irá experimentar o melhor da gastronomia e vinícolas sem se preocupar.

Temos também opções tour de vinhos de um dia saindo de Florença!

Um brinde à sua próxima aventura!

 

Compartilhe nas mídias: