Escolher com cuidado o destino para aproveitar o verão europeu é muito importante, uma vez que alguns lugares se tornaram verdadeiras armadilhas para turistas, lotados e com preços elevados durante a alta temporada e muitas vezes não correspondem às expectativas.
No entanto, é possível encontrar na Europa lugares que oferecem uma experiência autêntica, com preços mais acessíveis, gastronomia de qualidade e praias paradisíacas.
Seja para uma viagem de múltiplos destinos ou estadias prolongadas, aqui estão algumas sugestões para o próximo verão europeu.
Sul da França
Apesar do grande hype, o hype é merecido. A região da Provença e Côte d’Azur é um destino eclético, com inúmeras opções de pequenas ou grandes cidades para visitar, experiências em vinícolas e praias de fácil acesso, sendo possível adaptar a estadia ao orçamento disponível.

Marseille, por exemplo, foi o palco de um dos meus melhores e mais econômicos verões. Compartilho mais detalhes sobre essa experiência aqui.
Aix-en-Provence, há apenas 30 minutos de trem de Marseille, é uma pequena cidade com ruas de paralelepípedos e praças encantadoras. Rodeada por campos de lavanda e vinhedos, a cidade oferece uma experiência autêntica da Provença. Além de Aix-en-Provence, há muitas outras possibilidades de pequenas cidades acessíveis na Riviera Francesa e na Provença de fácil acesso de trem, carro ou ônibus.

Saiba mais sobre a nossa experiência de visita a vinícolas na região da Provença aqui.
Minha sugestão, caso esteja buscando uma viagem mais tranquila, é usar Marseille como base e explorar cidades menores próximas. Porém as opções são vastas, tornando uma viagem de múltiplos destinos uma escolha também interessante.
Itália
A Itália é um destino cheio de turistas durante todo o ano, especialmente no verão. A questão é escolher lugares que ainda não estejam saturados e superfaturadas. Minhas regiões preferidas incluem:
Toscana
Por incrível que pareça, a Toscana não é uma grande armadilha turística. Além da renomada Florença, que abriga um dos museus mais incríveis do mundo, a Galeria Uffizi, a região é repleta de pequenas cidades medievais, vinícolas históricas e restaurantes com autêntica culinária italiana do campo.

Mesmo sem praias, passar o verão na Toscana significa desfrutar de vinhos deliciosos, boa comida, gelatos e quem sabe se hospedar em um incrível B&B com piscinas e vista para vinhedos.

As opções de pequenas cidades são extensas e é importante saber quais valem a pena e estratégias para otimizar o tempo. Saiba mais sobre o roteiro na Toscana que oferecemos aqui.
Sicília
Localizada no sul da Itália, essa enorme ilha é uma região rica em história, beleza natural e gastronomia única.
Com uma mistura de influências culturais ao longo dos séculos, a ilha oferece uma atmosfera encantadora e autêntica. Suas cidades de influência grega contam com sítios arqueológicos impressionantes, como templos gregos e teatros romanos, além de vilarejos pitorescos nas colinas e uma paisagem costeira espetacular.

A culinária local é uma das minhas favoritas na Itália, destacando-se pela abundância de frutos do mar e pratos criativos com pistache, todos surpreendentemente acessíveis.

Particularmente, acredito que a Sicília por si só seja uma viagem à parte e mereça um roteiro muito bem elaborado para aproveitar o melhor dela.
Capri
Confesso não ser uma entusiasta da Costa Amalfitana, pois muito provavelmente não atenderá às suas expectativas e tornou-se um destino superfaturado.

No entanto, sua vizinha, Capri, não decepciona. A ilha proporciona espetáculos naturais, como suas cavernas de águas fluorescentes e os famosos Faraglioni. Recomendo programar um passeio de barco, que, sem dúvida, será inesquecível e valerá cada centavo.

Veja a nossa experiência de passeio de barco ao redor da Ilha de Capri clicando aqui.
Mlini (Croácia)
Mlini, uma pérola escondida há apenas 10 minutos de ônibus da famosa Dubrovnik, oferece uma alternativa mais tranquila e relaxante. Com fácil acesso a praias paradisíacas de águas cristalinas, Mlini é ideal para quem busca escapar das multidões de Dubrovnik mas ainda ter acesso ao seu centro histórico.

A vila proporciona uma autêntica experiência croata, sendo perfeita para passear por suas orlas, desfrutar de vinhos locais à beira-mar e explorar os arredores naturais. Mlini é um destino encantador, menos explorado e menos superfaturado na região.

Saiba mais nosso passeio de barco até uma fazenda da ostras com saídas de Mlini e Dubrovnik, clicando aqui.
A Europa oferece uma ampla gama de destinos para um verão inesquecível e um planejamento com sensibilidade proporciona uma experiência autência e significativa.
Não hesite em nos contactar para um roteiro e/ou guia gastronômico personalizados para sua viagem.