Melhores destinos para quem ama vinho

Se você é um apreciador de vinhos (ou quer ser) e está em busca de destinos que oferecem experiências enogastronômicas memoráveis, então este post é para você. Viajar pelo mundo em busca dos melhores sabores do vinho é uma jornada única e só quem já viveu sabe!

Aqui estão alguns destinos imperdíveis para os amantes dessa bebida tão apreciada:

Toscana – Itália

A Toscana, é um verdadeiro paraíso para os amantes do vinho. Com sua paisagem cinematográfica de colinas ondulantes e vilarejos encantadores, a Toscana é o lar de vinhos icônicos como o Chianti, o Brunello di Montalcino e o Vino Nobile di Montepulciano. Tintos robustos, ricos em sabores e tradição, são a marca registrada dessa região vinícola.

A região conta com vinícolas históricas em castelos medievais e também com pequenos vinhedos familiares, onde é possível também aproveitar uma comida caseira tradicionalmente toscana.

Provença – França

Localizada no sudeste da França, a região da Provença é famosa por seus campos de lavanda, clima mediterrâneo e vinhos excepcionais.

Os vinhos rosés provençais são mundialmente conhecidos pela sua elegância e frescor. A região também produz tintos encorpados e brancos refrescantes, criando uma gama diversificada de opções para todos os paladares. 

A depender da época do ano, é possível passar pelos incríveis campos de lavanda da Provença (o que infelizmente não foi meu caso, ainda).

Dalmácia – Croácia

Às margens do Mar Adriático, a Dalmácia, emerge como um destino vinícola surpreendente. Os vinhos dálmatas são caracterizados pela influência do clima mediterrâneo e pelos solos calcários. Brancos frescos, feitos principalmente com a uva Posip, e tintos robustos, como o Plavac Mali, são destaques. Além do vinho, a Dalmácia oferece paisagens e praias deslumbrantes.

Serra Gaúcha – Brasil

No sul do Brasil, a Serra Gaúcha se destaca como uma região vinícola promissora. Eu garanto que o que conhecemos de vinhos brasileiros no mercado convencional não é o que você vai encontrar na Serra Gaúcha (indo nas vinícolas certas, é claro). 

Apesar de existirem vinícolas mais comerciais e de qualidade duvidosa, a região conta com vinícolas inovadoras que estão revolucionando a vinicultura brasileira. Vinhos que se equiparam com franceses podem ser encontrados por preços mais em conta por serem produção nacional. 

Mendoza – Argentina

Nos sopés da majestosa Cordilheira dos Andes, a região é mundialmente famosa por seus vinhos Malbec, conhecidos por sua intensidade e complexidade, porém não só de Malbec é feita Mendoza. Também são produz excelentes Cabernet Sauvignon, Torrontés, Bonarda e os blends que tanto amo. As vinícolas com vistas deslumbrantes para a cordilheira criam um ambiente cativante para os amantes do vinho.

Compartilhe nas mídias: