Por que passar o próximo verão europeu em Marseille?

Após uma jornada de um ano e meio explorando a Europa, frequentemente me perguntam qual foi minha cidade favorita. Essa é uma pergunta difícil de responder, pois cada local teve sua singularidade e proporcionou experiências únicas. No entanto, se há uma cidade que ocupa um lugar especial no meu coração, essa cidade é Marseille. Mesmo já tendo passado o verão na Costa Amalfitana, Capri e Sicília, o verão de Marseille foi imbatível.

Marseille (ou Marselha) muitas vezes é subestimada e sujeita a estigmas falsos de perigo e sujeira (considerando que há cidades europeias em condições piores). Porém o que muitos não sabem é que a cidade mais antiga da França é também uma metrópole vibrante, cosmopolita, repleta de diversidade cultural e culinária, com preços acessíveis tanto para hospedagem quanto para alimentação.

Gastronomia

Quando falo de bom preço para refeições, não me refiro a fast food. Marseille oferece uma das melhores culinárias da Europa, uma fusão deliciosa entre a cozinha francesa e árabe somada a frutos do mar em abundância, apresentando sabores complexos e inovadores. Na cidade, você encontrará uma variedade de restaurantes modernos e jovens, com decoração refinada, excelentes vinhos e cardápios diversificados.

Falando em vinhos, Marseille também é um paraíso para os amantes dessa bebida. Além dos clássicos e deliciosos rosés da Provença, a cidade se destaca no cenário de vinhos naturais. Muitos restaurantes oferecem opções de vinhos naturais que complementam perfeitamente a rica culinária local.


Praias

Marseille oferece uma variedade infinita de opções: desde as praias urbanas, facilmente acessíveis de ônibus, até as ilhas próximas e os calanques.

As praias urbanas são simplesmente espetaculares, com águas cristalinas e a escolha entre praias de pedras ou areia. Na minha praia preferida, a programação envolvia pegar um sanduíche de queijo francês, uma lata de vinho laranja ou um matcha gelado e desfrutar de um dia de sol à beira-mar.


Entre as ilhas, destaco a Ilês du Frioul. De fácil acesso de barco a partir do porto central de Marseille, esta ilha é um verdadeiro paraíso. Mesmo em agosto, quando a cidade está movimentada, a ilha permanece tranquila, oferecendo trilhas suaves de calanque em calanque ou simplesmente um local relaxante para aproveitar. As pedras brancas e o mar extremamente colorido lembram um pouco a beleza da Ilha de Capri.

Por fim, os calanques, embora de acesso mais desafiador e água mais gelada, recompensam aqueles dispostos a um pequeno esforço com praias que parecem pertencer a outro mundo. Recomendo a aventura para quem busca uma experiência única e inesquecível.

Além de todos esses atrativos, a cidade também se destaca como a base ideal para explorar facilmente as encantadoras cidades menores da Provença e da Côte d’Azur, seja de carro, trem ou ônibus.

Marseille, com sua autenticidade e diversidade, promete um verão europeu cheio de surpresas e experiências inesquecíveis.

Compartilhe nas mídias: